Urbanização

O processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida.
Lembre-se que a urbanização é o aumento da população em zonas urbanas em detrimento das zonas rurais.
O processo de industrialização dos centros urbanos foi fundamental para que a urbanização se expandisse cada vez mais no país.
Com a expansão das indústrias e de maiores ofertas de trabalho, o aumento populacional foi significativo nos centros urbanos. Em relação a outros países, a urbanização no Brasil foi tardia, rápida e desordenada.
A região centro-oeste do Brasil é a região em que mais se expande a agropecuária. No entanto, a agropecuária é mecanizada e esse processo foi acompanhado da chegada da chamada agroindústria, o que impulsionou o processo de urbanização na região.
A urbanização feita sem planejamento fez com que houvesse um grande inchaço nas cidades, agravando o desemprego. A falta de trabalho e baixa renda fez com que surgissem favelas e cortiços nas periferias das grandes cidades, caracterizadas pela falta de infraestrutura, serviços públicos e violência.
A urbanização brasileira é caracterizada pela concentração populacional em grandes cidades, que cresceram além de seu núcleo de origem e passaram a entrar em contato com as cidades em seu entorno, formando as regiões metropolitanas.
Principais características da urbanização brasileira
As pequenas vilas e cidades se formaram muito cedo na história do Brasil. No entanto, a urbanização propriamente dita do território nacional aconteceu a partir da segunda metade do século XX, quando a parcela da população urbana ultrapassou a população rural. O processo de urbanização brasileiro tem algumas características em comum com outros países da América Latina e nações emergentes de um modo geral, ao mesmo tempo que apresenta particularidades importantes. Veja, a seguir, as principais características da urbanização brasileira:
Urbanização rápida e acelerada: a urbanização brasileira foi intensificada a partir da década de 1950, quando se observou um maior êxodo rural (migração definitiva do campo para a cidade) e a maior presença da indústria nas cidades.
Ausência de planejamento: em função da rapidez com que o processo transcorreu a partir de meados do século XX, não houve planejamento urbano estratégico, por parte da gestão pública, para o incremento de população nas cidades. Algumas das principais cidades e regiões metropolitanas do Brasil cresceram, portanto, de forma desordenada.
Concentração espacial e polarização: a urbanização brasileira é marcada pelo desenvolvimento de grandes centros urbanos em algumas regiões em detrimento de outras, o que causa uma maior concentração populacional e também de serviços nessas áreas. Nesse contexto é que surgem as metrópoles e as regiões metropolitanas.
Importante: As características acima elencadas representam o processo geral de urbanização do Brasil. Nas últimas décadas, entretanto, tem-se observado o crescimento das cidades médias como consequência da desconcentração industrial, da maior flexibilidade do trabalho e dos serviços e do menor custo de vida comparativamente aos grandes centros urbanos e regiões metropolitanas.
Alguns conceitos que podem aparecer dentro do tema de Urbanização
Gentrificação: A gentrificação é o termo que designa o processo de segregação socioespacial vivenciado em áreas urbanas, caracterizado pela valorização acentuada de determinada área, que culmina na saída de moradores antigos em razão do aumento local do custo de vida.
Segregação Racial: Segregação racial é a exclusão política, social, econômica e geográfica baseada na etnia. Esse tipo de exclusão causa sérios problemas de desigualdade social.
Polarização Urbana: é a organização de região planejada próxima às metrópoles que forma um polo influente. Por exemplo, São Paulo faz parte de uma região polarizada economicamente.
TESTE SEUS CONHECIMENTOS
https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-urbanizacao-com-gabarito/
Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao-no-brasil.htm
Comentários
Postar um comentário