Organização do espaço agrágrio: atividades econômicas, modernização e conflitos: organização do espaço urbano; atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas


Organização do espaço agrágrio: atividades econômicas, modernização e conflitos.

Espaço Agrário: O espaço agrário é o local onde ocorrem atividades no campo, como a agricultura, a pecuária, o extrativismo e o turismo. O espaço agrário brasileiro é caracterizado por um modelo de produção intensivo, com monocultura de exportação, mecanização das lavouras e uso de agrotóxicos.

As principais atividades econômicas do espaço agrário são a agricultura, a pecuária, o extrativismo vegetal, mineral e animal, e o turismo: 

Agricultura: O cultivo de alimentos e produtos primários, como o milho, arroz, feijão, soja, cana-de-açúcar, entre outros. O Brasil é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo. 

Pecuária: Uma das principais atividades econômicas da zona rural. 

Extrativismo: A extração de recursos naturais, como minerais, vegetais e animais. 

Turismo: Uma atividade econômica que também ocorre no espaço rural. 

A agropecuária é importante para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade, pois fornece alimentos, matérias-primas e recursos naturais. No entanto, a intensificação da agropecuária pode causar problemas ambientais, como desmatamento, queimadas, compactação do solo e poluição dos mananciais. 

Espaço Rural na Atualidade

Entre os anos 50 e 60, as áreas rurais começaram a passar por um processo de modernização. Esse processo ficou conhecido como Revolução Verde, e sua intenção era investir em técnicas modernas e novas tecnologias, como máquinas agrícolas, pesticidas e fertilizantes químicos.

Além disso, novas variedades de plantas foram criadas (transgênicos) para aumentar a produção agrícola sob a justificativa de combater a fome em países em desenvolvimento.

Esse processo de modernização favoreceu os grandes produtores, fazendo com que os pequenos camponeses não conseguissem competir com eles. Assim, muitos agricultores começaram a se mudar do campo para a cidade, no chamado êxodo rural.

A Revolução Verde causou uma série de consequências ambientais e sociais, como o desmatamento, extinção de espécies e o conflito com povos indígenas.

Com o passar do tempo, a quantidade de pessoas passando fome vem diminuindo timidamente, enquanto os problemas socioambientais se aprofundam cada vez mais.

ESPAÇO URBANO

Organização do espaço urbano; atividades econômicas, emprego e pobreza;

A importância do espaço urbano está no desenvolvimento de suas atividades econômicas, que são a indústria, o comércio e a prestação de serviços, gerando muitos empregos e renda à população.

O espaço urbano é caracterizado por uma maior densidade demográfica do que o espaço rural. O êxodo rural, ou seja, o deslocamento de pessoas das zonas rurais para as cidades, é um fenômeno que pode gerar problemas sociais como aumento da população, favelização e violência. 

O aumento da população urbana e das atividades humanas pode causar impactos negativos no meio ambiente, como poluição atmosférica, acúmulo de resíduos sólidos, degradação dos recursos naturais e perda de biodiversidade. 

Emprego e Pobreza no Espaço Urbano
A relação entre emprego e pobreza no espaço urbano pode ser complexa e envolver diversos fatores, como a falta de oportunidades de trabalho, a baixa qualificação profissional e a desigualdade social: 

Desigualdade social
As pessoas mais pobres podem ter rendas menores e viver em bairros com falta de serviços públicos, como água, esgoto, iluminação, transporte, áreas de lazer e equipamentos culturais. 

Informalidade
A falta de vagas de emprego e a baixa qualificação profissional podem levar ao aumento da informalidade e da terceirização. 

Desemprego
O inchaço das cidades e a falta de infraestrutura adequada podem gerar transtornos para a população urbana, como o desemprego. 

Desigualdade de distribuição da população
A distribuição desigual da população urbana pelo território brasileiro pode ser um fator que contribua para a pobreza. 

Rede urbana
A rede urbana pode interferir na vida das pessoas de maneiras diferentes, com alguns aproveitando de todos os recursos disponíveis e outros presos aos preços e carências locais. 

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-geografia-brasil/exercicios-sobre-espaco-urbano-brasileiro.htm


Fontes:

https://www.todamateria.com.br/espaco-rural/
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-espaco-urbano-brasileiro.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noções básicas de Cartografia

Aspectos físicos do Brasil e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia)

Código de Ética e Integridade dos Correios